Afinal, o que é esse Percal?!

Sem título

Por aqui na loja, ainda aparece muita gente que ainda confunde alguns termos do nosso mundo encantado dos enxovais. Pensando nisso, resolvi esclarecer algumas dúvidas para tentar amenizar alguns mal entendidos sobre o tão polêmico PERCAL.

Todo tecido é feito de um grande cruzamento de fios como um imenso e quase infinito #jogodavelha. Sintético ou natural, este tecido pode ser feito com fios mais finos ou mais grossos – quanto mais fino forem os fios, mais confortável será o tecido.

O tecido percal é derivado da Pércia (consegue agora fazer a relação da palavra?!), não é um termo técnico, é uma característica que, com o passar do tempo, acabou se tornando uma denominação típica para tecidos 100% algodão feito com fios mais finos e bem batidos. Podem ser considerados percal a partir de 150 fios. Mas aí você se pergunta: esses fios aí, negócio é esse mesmo?!

Bom, nesse extenso jogo da velha, há dois fios: o horizontal (TRAMA) e o vertical (URDUME). Essa quantidade de fios é o resultado da soma da trama e do urdume numa polegada quadrada, ou seja, um espaço de 2,54 x 2,54 cm. Agora imagi
na aí esse tanto de fio num espaço pequeno desse?! O resultado é um conforto proporcional à quantidade de fios – alguns parecem até que são seda!Imagem.Urdume.Trama(1)

No mercado, há enxovais com até 1000 fios, porém, os mais comuns são os de 180, 200 e 300 fios. O legal de adquirir um jogo de lençol ou edredom com densidades tão grandes é que, quanto mais você usa e lava, mais macio fica. Não perde o brilho, as cores, não encolhe e, Ó-B-V-I-O, não cria bolinhas, né minha gente?!

Agora o mais importante é o seguinte: a qualidade percal não é mais sinônimo de produto 100% algodão. Por isso, é importante ficar atenta no momento da compra para não levar coelho por lebre. Os mais comuns são os percais de 150 fios com a mistura de poliéster e 180/200 fios com uma porcentagem de modal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s